Primeira Linha Móveis – Móveis para hotéis, móveis comerciais e residenciais feitos sob medida

Artigos

Como ser sustentável em casa

A sustentabilidade é um dos assuntos mais tocados hoje em dia, pois de fato precisa ter mais de nossa atenção, devido ao grande aumento do consumo exagerado, do lixo produzido pelos humanos, a poluição provocada pelas indústrias, o desmatamento e o aquecimento global. Se continuarmos deste jeito, qual será o nosso legado para as futuras gerações? Um planeta sujo sem seus recursos essenciais, sem sua beleza natural e sem vida. Mas se o tema sustentabilidade é tão repetido por todos, por que poucos realmente tentam ser sustentáveis? Muitos indivíduos tendem a achar que suas ações, por serem apenas as suas, não ocasionarão nenhuma consequência, porque como apenas uma pessoa pode prejudicar o meio ambiente inteiro?

Agora pense neste pensamento multiplicado por milhões de cabeça, é isso que acontece, pessoas que acham que só por serem uma não irão fazer a diferença. Sabia que esquecer a torneira pingando, por exemplo, desperdiça 46 litros de água por dia? Com o simples ato de fechá-la melhor isso já é evitado. Pequenas atitudes são melhores para o mundo e para você mesmo também! A mudança deve começar no pensamento, pequenas atitudes farão sim uma grande diferença no futuro! Porém, muitas pessoas não sabem exatamente como e o que pode ser feito ou acreditam que para isso seja necessário um alto investimento. É muito mais fácil e barato do que se imagina, por isso a Primeira Linha Móveis separou algumas dicas importantes e simples:

  • Não desperdice! Não deixar a torneira pingando é só uma das atitudes para se seguir no dia a dia. Lembre também de fechar a torneira quando escova os dentes e lava a louça, isso diminui o gasto para 1 ou 2 litros. No final do mês e do ano, isso fará uma grande diferença.
  •  Se possível, utilize um sistema de captação de água de chuva. A água da chuva não é potável, mas pode ser utilizada na lavagem de carros, descarga de vasos sanitários, irrigação de jardim.
  •  Tire os eletrodomésticos da tomada, estima-se que pelo menos 15% da conta de energia de uma casa corresponde aos aparelhos em stand-by. Tirar os aparelhos da tomada reduz em até 30% o consumo de energia elétrica em uma casa.
  • Fique menos tempo no banho! Ao sair do banho apenas um minuto antes do normal, você poupa de 3 a 6 litros de água. Imagina se demorar cinco minutinhos a menos todos os dias? É economia que não acaba mais. Há pesquisas que garantem que atitudes como essas significam economia de até R$ 600 por ano em uma casa com quatro pessoas”
  • Deixe o carro em casa mais vezes e dê preferência à bicicleta. Ótimo para o meio ambiente e também para a sua saúde!
  • Separe o lixo orgânico do reciclável, dividindo este último por: plástico, papel, vidro e metais. Descarte o lixo eletrônico – pilhas, baterias, etc. – em lixos apropriados. Sacolas de plástico e papel são descartáveis, por isso é melhor reutilizá-las quando fizer suas compras ou usar sacolas de pano. Mas não adianta separar o lixo dentro de casa e depois descartá-lo todo misturado. Informe-se com a prefeitura de sua cidade sobre os horários e os roteiros de coleta seletiva.
  • Procure e use produtos eco-friendly , aqueles que buscam eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. Geralmente eles são feitos com recursos renováveis e são os mais variados: de limpeza; de higiene; de beleza; de cama, mesa e banho; de vestuário.
  • Quando for pintar sua casa, opte por tintas naturais e ecológicas. Elas são fabricadas com matérias-primas naturais, sem sintéticos ou insumos derivados de petróleo em sua composição.
  •  Deixe seu lar com muitas plantas, pois além de decorar o ambiente, as plantas são ótimas em renovar o ar e desintoxicar o interior de casa. A Hera, o Clorofito, a Jiboia e o Lírio-da-Paz são algumas das plantas que mais deixam o ar limpo.
  • Aproveite ao máximo a luz natural. Isso pode ser feito por meio de janelas grandes, paredes de vidro, dispositivos que reflitam e rebatam a luz e clareiem os ambientes. Desta forma, você economiza no uso de lâmpadas.
  • Invista em painéis solares para gerar energia para a casa. Você ainda pode repassar o excesso ao governo e conseguir desconto na conta mensalidade. Com a queda dos preços observada nos últimos anos, os painéis de energia solar estão se tornando cada vez mais acessíveis e já são uma alternativa a ser considerada para reduzir o consumo de energia elétrica
  • Responsável por um dos maiores desperdícios de água, a descarga pode se tornar mais econômica se tiver uma caixa acoplada. Com dois botões diferentes, pode-se dar descarga com apenas três litros de água (botão menor) ou seis litros (botão maior).
  • Ao comprar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, escolha aqueles que têm o selo Procel, que indica melhor eficiência energética. Ou seja, consomem bem menos.

Nós sabemos, são muitas dicas. E ainda existem muitas mais. E mesmo que pareça difícil, elas não são difíceis de seguir e logo depois de começar a segui-las, você verá como é fácil torná-las em hábitos e os benefícios que trarão para você e seu lar. A Primeira Linha Móveis preza pelo nosso meio ambiente e incentiva toda e qualquer ação sustentável! Vamos cuidar melhor do nosso lar, o Planeta Terra!