Primeira Linha Móveis – Móveis para hotéis, móveis comerciais e residenciais feitos sob medida

Artigos

Como fazer uma reforma sustentável

Atualmente, com tamanha preocupação quanto ao meio ambiente, economia de energia e recursos naturais, sustentabilidade e etc, nenhum projeto é discutido sem tocar no assunto “sustentabilidade”. O setor de construção é o que mais consome recursos naturais e uns dos que mais produzem detritos, o que é muito prejudicial para nós e para a natureza, e para minimizar os impactos ambientais a ideia de construção sustentável surgiu. Este tipo de construção busca e preza por técnicas que garantam maior eficiência, economia, soluções inovadoras e inteligentes e, o mais importante, responsabilidade com os vizinhos e o ambiente em volta. E quem acha que é muito difícil está enganado! Com simples e pequenas atitudes, dá para diminuir não apenas o impacto, mas também os gastos com manutenção da casa e o valor das contas no fim do mês. E além do mais, estas ações podem garantir uma valorização do seu imóvel, já que o mercado imobiliário tem dado cada vez mais atenção às moradias sustentáveis.

Quando chegar no assunto “energia”, opte pelas opções sustentáveis e econômicas, como água aquecida pelo sol! O aquecimento solar de água, especialmente para o banho, acontece com a instalação de placas sensíveis à luz do sol nos telhados, o investimento neste projeto pode ser recuperado com a economia na conta de luz, que será grande! Ainda mais, o governo oferece crédito especial para esse tipo de equipamento.Informe-se em sua região. Se ainda preferir o chuveiro elétrico, o mercado possui diversas opções de aparelhos que ajudam a economizar água: duchas com controle de vazão e os chuveiros eletrônicos que permitem regular a temperatura sem alterar a vazão. Ao comprar eletrodomésticos,verifique a etiqueta PROCEL, que indica o consumo energético dos aparelhos, e opte aqueles mais eficientes. Quanto à iluminação, as lâmpadas fluorescentes compactas são os modelos mais econômicos, porém as lâmpadas de LED são os produtos mais econômicos e ecológicos disponíveis no mercado, consomem menos energia e duram muito mais. Se possível, faça com que seu projeto consiga aproveitar o máximo de luz natural, diminuindo mais ainda o consumo!

Quando terminamos uma obra, as sobras são inevitáveis, então dê a elas o melhor destino! Por exemplo, você pode vendar os azulejos e pedras não utilizados para cemitérios de azulejos ou também pode doar para que outras pessoas o reutilizem. Ao contratar uma caçamba, cheque se a empresa descarta os detritos de forma correta. Preze pela redução da geração de resíduos da construção, com o reaproveitamento e reciclagem de materiais. Se possível, faça compostagem de resíduos orgânicos. Hoje em dia, já existem composteiras domésticas disponíveis no mercado, adaptando-se, inclusive, a apartamentos.

Estas pequenas grandes atitudes já iniciam no projeto! Adapte o projeto da sua casa à topografia natural do terreno escolhido, isto reduz o impacto com a retirada de terra e nas áreas para onde a terra retirada é levada. Busque preservar as espécies nativas do terreno, pois elas refrescam e também mantém a estabilidade do solo. Desenvolva seu projeto o adequando ao clima local, isso ajudará muito à minimizar o consumo de energia; é muito importante lembrar: a casa é que deve estar de acordo com o clima e não o contrário! Tente priorizar as empresas de construção civil que esteja certificadas no Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras ( SiAC) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

Na hora de escolher os materiais de construção, evite sempre o uso de materiais prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente! Dê atenção ao uso de madeira certificada, que garante que o produto foi extraído de forma correta e é proveniente de madeiras reflorestadas. Caso você queira economizar mais ainda, hoje em dia a moda é “garimpar” madeiras, portas, janelas e outras materiais deixados em imóveis demolidos; você pode encontrar peças em ótimas condições e ajudar o meio ambiente reutilizando-as! Fique atento aos materiais cerâmicos também, pois são uma das melhores alternativas para construções mais sustentáveis!

Na hora de escolher as tintas, prefira as com base de água, que proporcionam, além da função decorativa, isolamento, proteção contra corrosão e intempéries, resistência à ação da maresia e evitam bactérias, fungos e algas em regiões úmidas. Para economizar muito na conta de água, torneiras e descargas ecológicas são a pedida! É possível economizar muito na conta de água utilizando torneiras e misturadores com fechamento automático; outro recurso interessante e inteligente é a caixa de descarga com fluxo duplo (3 e 6 litros,a menor quantidade de água é para a urina). Lembre-se de priorizar os fabricantes que estão em conformidade com as normas técnicas brasileiras, no Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC) do PBQP-H.

madeira

Estas são apenas algumas dicas, existem outras milhares que se forem seguidas lhe trarão economia, eficiência, inovação e, principalmente, ajudarão o meio ambiente! Cada um tem a sua casa, mas a Terra é o lar de todos continua sendo apenas uma e o consumo precisa respeitar seus limites naturais. O consumo sustentável é uma maneira de garantirmos nossa qualidade de vida hoje e no futuro!