Primeira Linha Móveis – Móveis para hotéis, móveis comerciais e residenciais feitos sob medida

Artigos

Onde usar cada tipo de madeira

A madeira é um material multifuncional, pode ter diversas funções em uma construção, como pode ser aplicada em paredes e telhados, nos acabamentos da casa, em forma de forros, pisos, em portas e janelas, etc. E o material também tem grande importância e destaque no mercado, pelo fato de ser atemporal e ter uma beleza estética. Desde o charme e beleza, até a funcionalidade, existem tipos de madeiras para todos os gostos, porém, a madeira necessita de alguns cuidados, para não ser mal utilizada e se mantenha em perfeito estado de conservação. Separamos algumas dicas para que você escolha a madeira certa para os seus projetos:

wood floor

Para pisos externos
Em áreas externas o piso de madeira sofre muito com a agressão do tempo, por isso a madeira escolhida para esses locais deve suportar essas agressões, ser resistente e ter uma ótima durabilidade. As espécies indicadas são: Sucupira, ipê, cumaru e jatobá.

Para Móveis
Móveis de madeira maciça são mais resistentes e possuem um status maior também, mas é melhor escolher madeiras resistentes, que não empenem, e possam resultar em móveis bonitos e fortes. Algumas das madeiras recomendadas para este projeto são: pau-ferro, mogno, pau marfim, pínus.
Para móveis de exterior, a madeira precisa se resistente e forte, as mais indicadas e preferidas são o pau-brasil, cedro e pinho.

Para portas, escadas e janelas
Se você quer portas e janelas em madeira, opte por uma madeira apropriada para isso, aquela que apresente um bom custo benefício e resulte em peças bonitas e duráveis. Para isto são recomendados o ipê-amarelo, o mogno e a imbuia.

Ecologicamente corretas
As madeiras de reflorestamento ajudam a natureza, pois podem ser cortadas com 10 ou 15 anos de idade, enquanto outras demoram até 30 anos para crescer completamente. O pinus e o eucalipto são as espécies mais usadas no reflorestamento, porém, necessitam de um tratamento específico para serem usadas na construção de uma casa, devido a sua falta de resistência.

Para a estrutura da casa
Para a estrutura da sua casa, são recomendadas as madeiras de altas densidade, pois quanto mais pesada for, maior é a sua resistência e durabilidade. As madeiras recomendadas são a maçaranduba, cumaru, pequiá, a itaúba e a jatobá, por exemplo, que são caracterizadas por serem maciças e não atraírem cupins ou outras pragas.

Para o telhado
O telhado de madeira é um dos mais utilizados em imóveis residenciais, e ganha vários fãs pela beleza que sua aparência dá ao ambiente onde é instalado. Também oferece isolamento térmico e acústico de qualidade considerável. As espécies mais comuns usadas para fazer o telhadp de uma casa são: garapeira, cambará, cupiúba e angelim-vermelho. Estas madeiras são extremamente resistentes, mas possuem o problema do mau cheiro.

Para guarnições
Em guarnições, o ideal é utilizar espécies de fibras retas e secas em estufa, que não se movimentam nem empenam. Entre elas, freijó, cedro-rosa, jequitibá-rosa e angelim-pedra são recomendadas.

A Primeira Linha Móveis trabalha apenas com madeiras e matérias-primas de alta qualidade, que garantem durabilidade nos móveis. Também utilizamos máquinas e equipamentos moderno, o que dá precisão e agilidade no trabalho, e profissionais altamente capacitados para desenvolver as melhores soluções em móveis sob medida para hotéis, residencias e comércios.